A neurociência diz que nunca é tarde para desenvolver uma nova competência. Já a neuroplasticidade mostrou que, ao contrário do que se imaginava, nossa capacidade de aprendizado não é perdida ao longo dos anos. Atividades como raciocínio lógico, exercícios físicos e mentais estimulam novas ligações cerebrais.
Conheça 7 passos para desenvolver novas competências em qualquer momento da sua vida:
1. Identificação
O primeiro passo é definir a competência necessária para atingir determinado objetivo. Vamos supor que você deseja uma promoção em seu trabalho. Você deve descobrir o caminho que o levará até esse objetivo. Para isso, pergunte-se: Que habilidades eu devo desenvolver para alcançar meus objetivos? O que me fará um profissional diferenciado na minha empresa? Para responder a essas perguntas, pense em pessoas que já chegaram onde você deseja: Quais eram seus diferenciais? Que competências tinham e que você ainda não desenvolveu?
2. Entendimento
O quanto você está motivado a desenvolver uma nova competência? Reflita no que está deixando de ganhar por ainda não dominar essa competência. Pense em uma situação em que uma competência foi exigida de você.
3. Assessment
Nesta fase, você deve descobrir em que grau possui a competência que quer desenvolver. Relacione as que quer desenvolver e responda: Em uma escala de 1 a 10, o quanto acha que essas competências são necessárias para alcançar seus objetivos? De 1 a 10, em que nível você acha que possui essas competências? Se a competência for fundamental e seu domínio muito baixo, não se desespere, ainda assim é possível desenvolvê-la com um plano de ação adequado. Saber seu grau de domínio, ainda que baixo, é importante para te ajudar a elaborar o plano ideal.
4. Aquisição
Você já sabe o que, por que e o quanto precisa ser desenvolvido. A próxima etapa é descobrir como desenvolver. Faça uma lista de tudo que precisa para dominar a competência que deseja, como, por exemplo, cursos e treinamentos, coaching, leituras, estudos…
5. Plano de ação
Depois, elabore um plano de ação, definindo claramente o que, quando e onde vai fazer e os recursos necessários para isso.
6. Experimentação
Aqui você deve tentar novos comportamentos que expressem a competência que deseja adquirir. Suponha que esteja desenvolvendo as competências necessárias para se tornar um grande líder. Pense: Como esse grande líder se comporta? Que evidências os outros devem perceber em você para vê-lo como um grande líder?
7. Prática
Dizem que a prática leva à perfeição. O ditado popular foi comprovado pelo psicólogo Anderss Ericsson, da Universidade da Flórida (EUA). Pioneiro nos estudos da prática deliberada, Ericsson afirma que uma pessoa se torna expert em qualquer atividade ao repeti-la cotidianamente. A prática eficaz é um pouco mais do que a mera repetição. Ela vai dar mais resultados se você observar os seguintes aspectos: Identificação, Isolamento, Reforço, Integração e Intensificação.
Agora é hora de seguir, de verdade, esses 7 passos e desenvolver o que deseja.