Após um período de trabalho na empresa, as responsabilidades e expectativas aumentam, e o profissional passa a desejar uma promoção. No entanto, quando ela não sai, muitos se perguntam qual é a hora de mudar.
Antes de tomar decisões precipitadas é fundamental ter calma e paciência nesta hora. Em primeiro lugar, é importante avaliar alguns pontos até a presente situação. Afinal, para conseguir uma promoção no emprego, não basta só chegar no horário e fazer suas tarefas com perfeição. A promoção depende de outros fatores.
Segundo a coach Bibianna Teodori, para que a promoção se concretize, é fundamental analisar também se essas características são adequadas à cultura organizacional e se estão alinhadas com as competências exigidas da empresa e os objetivos e metas estratégicas.
“Nesta fase, o importante é se conhecer melhor. O assessment está se tornando um método cada vez mais utilizado para avaliar o potencial de executivos e profissionais, em termos de atributos, habilidades por competências individuais e coletivas. Ele analisa a compatibilidade das necessidades das pessoas em relação às necessidades organizacionais, no que tange à busca de melhores resultados ou posicionamentos de carreira”, explica Bibianna.
Para Bibianna o método assesment pode ser utilizado:
– Para diagnosticar pontos fortes e fracos em termos de habilidades, competências e atributos do profissional. Nesse caso, os resultados são utilizados para orientação de capacitação, desenvolvimento na função e de carreira com foco em resultados.
– Como instrumento de apoio na condução de processos de desenvolvimento humano, organizacional ou mudança organizacional.
O processo deve ser planejado com a direção, em conjunto com um profissional altamente especializado ou consultoria.
O que deve ser avaliado antes de tomar a decisão?
Ainda segundo a coach, a vida é feita de escolhas e para que as decisões de mudar de emprego sejam as melhores possíveis, sem arrependimentos futuros, é importante pensar em cada passo a ser dado, fazendo uma análise técnica.
“Não adianta sair de um emprego e depois não conseguir ter a qualidade de vida desejada ou a sonhada chance de crescimento. A pessoa precisa pensar no que ganha e no que perde, e avaliar bem seus desejos para o futuro”, enfatiza a especialista.
Características de comportamento são fundamentais como termômetro do momento vivido dentro da empresa, ou seja, quando o profissional aparenta apatia e não consegue mais desenvolver projetos como antes é hora de avaliar a postura, afinal, a promoção é resultado de muito trabalho e não de um trabalho raso e mediano.
“Se a pessoa acredita que sexta-feira é o melhor dia da semana e a segunda é o pior, algo de errado está acontecendo e deve tomar uma atitude baseada na análise dos pros e contras ou ter uma postura resiliente dentro da empresa que está atualmente”, conclui.