Qual o limite para falar sobre problemas pessoais na empresa? Até que ponto pode-se desabafar com colegas de trabalho e chefes? Para a coach Bibianna Teodori, os profissionais devem ser profundamente cautelosos com a exposição no serviço.
“Abrir demais a intimidade na empresa pode ser um erro fatal para quem almeja um cargo de chefia, por exemplo. Obviamente as pessoas conversam, interagem, mas não devem se expor particularmente. Na empresa, todos são avaliados o tempo todo e existe muita competitividade”, afirma a especialista.
Bibianna diz que é normal as pessoas tentarem criar laços de amizade no ambiente de trabalho, mas este deve ser um processo natural. “Os funcionários novos, em especial, tendem a se aproximar de colegas de forma muito rápida, para se ambientar. O recomendado é que sejam racionais e desenvolvam o vínculo aos poucos.”
De acordo com a coach, é impossível avaliar um possível novo amigo sem observar como ele lida com adversidades e frustrações, o que só acontece com o tempo. “O colega de trabalho pode, dentro de si, ver você como um concorrente e até invejar seu cargo e salário”, adverte.
Conversas pessoais
Para Bibianna, outro cuidado a ser tomado é com o conteúdo dos papos, principalmente em momentos descontraídos, como na hora do cafezinho ou almoço. É importante ter maturidade e discernimento.
“Os profissionais, em geral, são admitidos pela competência técnica e demitidos pelo comportamento. Reclamar dia após dia sobre a mesma coisa, por exemplo, torna qualquer um inconveniente. Confissões de teor sentimental dispensam detalhes.”
Fazer parte de “panelinhas” e interagir nas fofocas também são extremamente prejudiciais, não apenas para a imagem quanto para o desempenho e a produtividade. “As pessoas gastam mais tempo criando estratégias para criar ou se defender de boatos do que trabalhando e produzindo resultados”, diz a coach.
A especialista ressalta também que os líderes têm papel fundamental para administrar esses conflitos. “O gestor precisa mostrar autoridade e não tolerar comentários maldosos. Ele deve identificar a origem, o autor e punir, até mesmo com a demissão.”
Sobre Bibianna Teodori
É Executive e Master Coach, idealizadora e fundadora da Positive Transformation Coaching. Autora do livro “Coaching para pais e mães – Saiba como fazer a diferença no desenvolvimento de seus filhos” e coautora de “Coaching na Prática – Como o Coaching pode contribuir em todas as áreas da sua vida”.
Possui larga experiência organizacional e trabalhou por mais de 20 anos como executiva de empresas italianas nas áreas de RH, gestão de mudanças, venda & marketing, unindo competências de liderança e transformação pessoal para aumento de desempenho.
Além da formação na Sociedade Brasileira de Coaching, com certificação pela BCI Behavioral Coaching Institute e pelo ICC International Coaching Council, fez Soul Coaching pela Denise Linn. Tem ainda certificações em Assessments Training (Disc – Motivadores – Axiologia – Valores – Psicologia Positiva), Assessment Traninig (Success Tools), Assessment Training (Universidade Quantum) e especializações em coaching de liderança e aplicado a vendas. É também palestrante internacional.