Lembre-se da primeira vez que você visitou um país estrangeiro e tentou se comunicar. Talvez você tenha estudado um pouco da língua na escola, mas somente descobre que seu conhecimento e’ inadequado quando quer perguntar como chegar a um lugar e não entende o que respondem.
Você tenta se comunicar com uma frase, porém, a julgar pela expressão na face do interlocutor, ela não parece correta, então você tenta outra, mas o momento passou. A atenção da pessoa mudou para outro lugar e você está lá procurando desesperadamente entender o que ela disse.
Então, como podemos nos comunicar?
As vezes tentamos fazer mímicas. Depois, copiamos os gestos da outra pessoa para demonstrar que entendemos e queremos ser amigáveis.. Ótima maneira de criar um relacionamento. Assim, a primeira coisa a fazer e’ estabelecer um contato ocular com a outra pessoa, se possível. Claro, às vezes devemos negociar por telefone ou via mensagem de texto, mas, quando for possível, tente se encontrar com ela pessoalmente, pois isso permite não só analisar as reações, como também criar rapport…
…O rapport é o processo que leva a sintonização dos estados internos das pessoas, através do espelhamento dos diversos elementos da fisiologia e do comportamento, produzindo como resultado uma intensa sensação recíproca de confiança, permitindo, dessa forma, que se abram as portas da comunicação, aproximando as pessoas rapidamente….
…A palavra francesa rapport vem do verbo rapporter e possui, entre outros significados, o de devolver, restituir, trazer de volta. Vem daí’ o sentido em que a palavra rapport costuma ser utilizada: um relacionamento no qual uma pessoa “devolve” ou “restitui” a outra o que está sendo dito, sentido, transmitido, de modo a gerar sintonia e conexão.
….as pessoas em rapport estão atentas e são responsáveis umas as outras. Elas se tocam e se influenciam mutuamente quando entram nessa sinergia, mesmo que apenas por meio do olhar.
Experimente! É uma experiência fantástica!
Trecho do livro “Coaching para pais e mães” Saiba como fazer a diferença no desenvolvimento de seus filhos. Bibianna Teodori