Definição de metas e objetivos.
Onde você está agora e aonde você quer chegar?
Deseja conhecer um pouco mais sobre você mesmo ou saber por onde começar a se sentir melhor com seus próprios resultados? No processo de coaching três conceitos são fundamentais: o estado atual, o estado preferido e a definição de objetivos.
É engraçado que na semana passada estava almoçando com algumas amigas e uma me disse que antes de passar pelo processo de coaching não tinha ideia de como definir objetivos. A maioria das pessoas não sabem como definir objetivos.
Se você não sabe por onde vai, qualquer coisa serve! Portanto é imprescindível definir objetivos.
Mas como é possível definir objetivos se, a maioria das vezes, as pessoas não sabem onde se encontram? Pois é… sim é assim!
Se por exemplo agora perguntasse: Quão satisfeito você está neste momento no relacionamento, na vida profissional, com a sua saúde… você saberia me responder? Para identificar o estado atual existem ferramentas e uma ferramenta fantástica, a RODA DA VIDA. Trata-se de um gráfico que divide a vida em 12 áreas gerais que englobam a vida de uma pessoa:
- Recursos financeiros
- Profissão
- Emocional
- Saúde e disposição
- Espiritualidade
- Relacionamento amoroso
- Vida social
- Família
Esta reflexiva “ viagem pela Roda da Vida” tem como foco auxiliar o coachee a refletir e reorganizar a sua vida, por meio do (re) conhecimento de seus pontos de insatisfação ou de melhoria, com o objetivo de proporcionar uma vida mais alinhada a seus valores.
Agora você pode olhar para a roda e pense o quanto você está satisfeito neste momento nesta área? (esta é uma pergunta que desafia)
Por exemplo:
O quanto você tem se alimentado adequadamente?
Como você tem cuidado do seu corpo?
O quanto você se sente disposto durante o dia para as atividades rotineiras?
Como você exercita seu intelecto?
Como você se sente diante das oportunidades?
O que você obtém financeiramente com a profissão escolhida é exatamente o que projetou?
Como você tem contribuído com a sociedade?
Quanto tempo você tem disponibilizado, efetivamente, para ficar com a família?
O que renova suas energias?
Como você tem se divertido?
O quanto você se sente pleno e feliz?
A plenitude faz parte de sua vida? De que forma?
Pontue de 0 a 100 como se sente em relação a cada área, refletindo com os questionamentos. Por exemplo, com 50% você vai preencher a metade da fatia. Isso vai ajudar a identificar o estado atual numa determinada área. Em algumas partes, a roda estará mais pintada e em outras menos. Tem gente que olha a roda e diz: Estou muito mal!!! Mas eu falo que tem uma porcentagem para evoluir, por exemplo. Sempre existe um potencial de crescimento!!!!
Olhe a roda e olhe para o potencial de crescimento!!!
O que acontece depois que preenche a roda? Vai ter uma alavanca. Mas quero esclarecer uma coisa, a roda da vida não é para definir se estou bem ou mal numa área, define o estado atual e o estado desejado.
Por exemplo, uma pessoa pode estar feliz numa área mesmo tendo pintado somente 50% da roda, sim pensando na carreira…. a pessoa pode estar iniciando um novo desafio numa nova empresa, está feliz mas ainda tem 50% de potencial de crescimento.
A roda da vida é importante para definir o nível de satisfação atual da sua vida.
O incrível é que depois da sessão da roda da vida, a pessoa quer fazer algo já!!! Já começa a imaginar o que seria o 100% naquela área…
Veja agora as perguntas para gerar ações e portanto, formulação de objetivos:
O que precisa acontecer agora para chegar a 100%?
Por exemplo:
Área de relacionamento 70%
O que precisa fazer para chegar ao 100%?
Quais ajustes?
Portanto a roda da vida é importante para:
Encontrar o estado atual e o desejado, avaliar as áreas, escolher uma área para colocar mais foco neste momento e que poderia gerar crescimento e o aumento em todas as outras.
Quando a pessoa está perdida, normalmente sente um certo desequilíbrio e quando faz a roda da vida…… quanto estou satisfeito nesta área??? Sim……..não sei.,…..nunca pensei nisso…..
Puxa não imaginava que estava tão insatisfeita nesta área……
Depois de ter verificado como está a sua roda da vida, ligue os pontos e avalie. Pergunte-se:
O que poderia fazer que não estou fazendo? E se eu fizesse, faria uma grande diferença?
O que precisa acontecer agora para chegar aos 100%?
Que ajuste preciso fazer para melhorar esta área?
O que eu quero aumentar mais?
A partir desta avaliação comece a planejar e definir objetivos.
AÇÃO!!!!!!!!!!